Leia a Matéria no site original

O Conselho Federal de Enfermagem lançou hoje (27/3) cartilha com orientação sobre a colocação e retirada dos equipamentos de proteção individuais (EPIs). A cartilha é um desdobramento das diretrizes para organização dos serviços de Enfermagem, publicada pelo Cofen, frente à pandemia do coronavírus (COVID-19).

“Tão importante quanto a disponibilidade dos EPIs é o uso correto de cada equipamento. Esta cartilha se soma aos esforços de capacitação e orientação das equipes de Enfermagem para uma maior segurança dos serviços e dos profissionais”, afirma o presidente do Cofen, Manoel Neri.

Com orientações sobre manuseio e uso do avental ou capote, máscara cirúrgica, máscara de proteção respiratória, óculos de proteção ou protetor facial, gorro ou toca, e luvas, o documento elaborado pelo Comitê Gestor da Crise com base em normativas técnicas busca direcionar o uso correto dos equipamentos e esclarecer dúvidas.

Diante dos relatos generalizados de falta de EPIs em unidades de Saúde, o Cofen lançou edital para a compra de máscaras N95, que serão encaminhadas aos Conselhos Regionais, com orientações sobre distribuição. A iniciativa se soma aos esforços para reduzir a exposição a riscos, tendo em vista que qualquer dia de atraso no abastecimento pode ocasionar danos à saúde dos profissionais de Enfermagem.

Fonte: Ascom – Cofen