Nota Técnica Nº 13/2020-COSMU/CGCIVI/DAPES/SAPS/MS

Compartilhar

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Publicado originalmente no Portal de Boas Práticas em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e Adolescente Fernandes Figueira – IFF; Ministério da Saúde, FIOCRUZ Fundação Oswaldo Cruz; SUS.

Acesse a Nota Técnica Nº 13/2020-COSMU/CGCIVI/DAPES/SAPS/MS (PDF)

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Coordenação-Geral de Ciclos da Vida. Coordenação de Saúde das Mulheres. Nota Técnica Nº 13/2020-COSMU/CGCIVI/DAPES/SAPS/MS. Recomendação Acerca da Atenção Puerperal, Alta Segura e Contracepção Durante a Pandemia da COVID-19.

A nota apresentada foi elaborada de acordo com as evidências produzidas até a presente data. Considerando a dinâmica e o comportamento do vírus nas gestantes e puérperas, bem como a publicação de novos achados cienơficos, a mesma poderá ser alterada a qualquer momento.

Como já relatado na NOTA TÉCNICA Nº 12/2020-COSMU/CGCIVI/DAPES/SAPS/MS, mudanças fisiológicas no organismo da gestante e que perduram ao longo do puerpério, podem levar a uma predisposição por infecções graves, inclusive respiratórias, visto que estas mudanças não se resolvem imediatamente após o parto.

Leia Também