A atividade terá transmissão ao vivo, nesta quarta (15/07), às 14h, com participação online de representantes das Comissões Intersetoriais de Saúde da Mulher nos estados e municípios

A pandemia do novo coronavírus tem grande impacto na saúde e no bem-estar de muitos grupos vulnerabilizados. As mulheres estão entre as mais afetadas. Isso porque elas são mais expostas ao risco de contaminação e às vulnerabilidades sociais como desemprego, violência, falta de acesso aos serviços de saúde e aumento da pobreza. Com esse foco, a Comissão Intersetorial de Saúde da Mulher (Cismu), do Conselho Nacional de Saúde (CNS), realizará nesta quarta-feira (15/07), às 14h, a Plenária pela Vida das Mulheres. A atividade terá transmissão ao vivo pela página do facebook da União Brasileira de Mulheres (UBM).

A plenária terá a o desafio de identificar caminhos que garantam às mulheres o acesso seguro aos serviços de saúde, às políticas sociais e à uma vida sem violência para superar a pandemia. Para isso, contará com a participação da médica sanitarista, diretora-médica do Programa Mundial Aids Healthcare Foundation e consultora da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Adele Benzaquem; da médica e professora sênior do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP/USP), Elisabeth Meloni Vieira; e da representante do Movimento Mulheres Negras Decidem e Agenda Jovem na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Fabiana Pinto.

 

A atividade será conduzida pela conselheira nacional de Saúde, Vanja dos Santos  que é representante da UBM e coordenadora da Cismu do CNS. Também contará com a participação do presidente do CNS, Fernando Pigatto, de conselheiras nacionais de Saúde, inclusive suplentes, mesa diretora, integrantes da Cismu, coordenadoras(es) das comissões do CNS e coordenadoras(res) das Cismu dos conselhos estaduais e municipais.

 

Comissão Intersetorial de Saúde da Mulher (Cismu)

A Cismu acompanha as políticas de saúde sob a perspectiva da atenção às mulheres. Atua na garantia às mulheres do respeito aos direitos humanos, direitos sexuais, direitos reprodutivos e sua autonomia como cidadãs na execução dos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). A comissão luta pela implementação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher a partir das deliberações da 2ª Conferência de Saúde das Mulheres (2ªCNSMu), realizada em agosto de 2018. A Cismu é composta por conselheiros e conselheiras nacionais de saúde e representantes de entidades que atuam na temática relativas à mulher.

Mais informações

O quê? Plenária pela Vida das Mulheres

Quando? quarta-feira (15/07), das 14h às 16h

Onde? página do facebook da UBM

Como? acessar os canais no dia e horário marcado

Ascom CNS

Foto:  Martin/istock