Ao longo dos últimos dias, em nossa campanha dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra mulheres, a ReHuNa com a parceria de médicos, doula e obstetriz que são referências no movimento pela humanização de partos e nascimentos, trouxe indicações reais de cesárea, listou quem ganha e quem perde com cesáreas desnecessárias e quais as consequências disso para as mulheres (e seus bebês), além de refletir sobre o porquê tantas cesáreas acontecerem sem necessidade. Também trouxemos e traremos mais relatos de mulheres que trouxeram seus bebês ao mundo com assistência humanizada.

Nós sabemos que a violência na atenção obstétrica faz parte da cultura brasileira na assistência a gestantes, parturientes e seus bebês. Nós entendemos que muitas vezes a escolha pela cesárea é feita guiada pelo medo da violência e do sofrimento. Mas nós também sabemos que quando a mulher está bem informada, ela faz escolhas que beneficiam tanto ela quanto o bebê. E sabemos que quando uma mulher é acompanhada por profissionais humanizados e atualizados em sua prática, ela tem uma experiência positiva do parto, eliminando o sofrimento da equação.

O ano de 2019 está sendo marcado pelo avanço de corporações médicas se posicionando contra o livre arbítrio das mulheres grávidas, sobre como e onde elas irão parir e quem irá assistir seus partos. Ao mesmo tempo, projetos de lei se espalham pelo país para permitir que mulheres grávidas demandem cesáreas, sem indicação médica, no SUS, a partir de 39 semanas de gestação.
Diante do atual cenário na assistência obstétrica brasileira e tendo feito a reflexão que trouxemos nos últimos dias, acreditamos estar claro que o número cesáreas desnecessárias aumentará se tais proposituras forem aprovadas, trazendo grande ônus às mulheres, seus bebês e suas famílias.

Leia nossa petição http://chng.it/hQ8zfhmh
Assine. Compartilhe.
Use a hastag #EstáEmSuasMãos e esteja conosco no ativismo pela humanização de partos e nascimentos.

Realização: ReHuNa
Apoio: ECOS UnB e Rádio Web Saúde UnB

https://www.instagram.com/p/B5qjYX_nUMW/?igshid=iexhff69jpvu