A ReHuNa – Rede pela Humanização do Parto e Nascimento – é uma organização da sociedade civil que vem atuando desde 1993 em forma de rede de associadas(os) em todo o Brasil. Nosso objetivo principal é a divulgação de assistência e cuidados perinatais com base em evidências científicas. Essa rede tem um papel fundamental na estruturação de um movimento que hoje é denominado “humanização do parto/nascimento”. Esse movimento pretende diminuir as intervenções desnecessárias e promover um cuidado ao processo de gravidez/parto/nascimento/amamentação baseado na compreensão do processo natural e fisiológico. A ReHuNa apóia, promove e reivindica a prática do atendimento humanizado ao parto/ nascimento em todas as suas etapas, a partir do protagonismo da mulher, da unidade MãeBebê e da medicina baseada em evidências científicas. Essa missão vem sendo buscada na prática diária de pessoas, profissionais, grupos e entidades filiados à rede e preocupadas(os) com a melhoria da qualidade de vida, o bem estar e bem nascer.
Ao filiar-se à Rede pela Humanização do parto e Nascimento você fará parte de uma rede de profissionais, estudantes e ativistas engajados em mudar o atual cenário de partos e nascimentos no Brasil. Você terá acesso a informações sempre atualizadas sobre saúde da mulher e do recém-nascido através de artigos e publicações que trazem as mais novas evidências científicas.
A ReHuNa apoia e participa de diversos eventos sobre o tema de partos e nascimentos no cenário nacional e internacional, sendo reconhecida e convidada por órgãos e instituições renomados. Ao filiar-se você fica sabendo o que está acontecendo à sua volta, no Brasil e no mundo, sempre informado sobre quais eventos acontecerão e como participar.
A ReHuNa, através de sua rede de filiados, faz-se presente em grupos de trabalho, organizações locais e regionais, grupos de discussão, audiências públicas… sendo um filiado você pode ser um representante da Rede pela Humanização do Parto e Nascimento nesses locais e fazer parte da conversa de forma ativa e positiva, ocupando uma posição importante dentro do movimento de humanização do parto e nascimento e mudando os paradigmas atuais.
A REHUNA– Rede Nacional pela Humanização do Parto e Nascimento, foi criada em 17 de outubro de 1993. Pretende dirigir-se a mulheres, homens, setores da sociedade civil organizada, profissionais de saúde e de educação, planejadores e executores das políticas de saúde, com o objetivo de: